quarta-feira, 11 de maio de 2011

Prevenção e Tratamento

A prevenção da osteoporose é mais eficaz que o seu tratamento e consiste em manter ou aumentar a densidade óssea por meio do consumo de uma quantidade adequada de cálcio, da prática de exercícios nos quais se deve suportar o peso corporal e, em alguns casos, da administração de medicamentos.

O diagnóstico precoce da OP estabelece-se pela medição da massa óssea, através da osteodensitometria de dupla energia radiológica (dual-energy X-ray absorciometry - DEXA). A sua realização permite identificar três categorias diagnósticas:

a) Normal (índice T maior que -1);

b) Osteopenia (índice T entre -1 e -2,5);

c) Osteoporose (índice T menor que -2,5).


Este método tem, ainda, um valor prognóstico, permitindo avaliar o risco de fractura, sendo que por cada diminuição de um desvio padrão esse risco duplica.

O objectivo do tratamento consiste em aumentar a densidade óssea. Todas as mulheres, sobretudo as que sofrem de osteoporose, deveriam tomar suplementos de cálcio, vitamina D, calcitomina de salmão e hormona teriparatida.

As mulheres pós-menopáusicas que apresentam formas mais graves de osteoporose podem também tomar estrogénios (em geral, combinados com progesterona) ou alendronato, que podem atrasar e inclusive deter a progressão da doença. Os bifosfonatos também são úteis no tratamento da osteoporose.

Administram-se suplementos de vitamina D e cálcio aos homens que sofrem de osteoporose. Os estrogénios não são eficazes nos homens, mas a testosterona é-o, no caso de o valor desta se manter baixo.


Importância do exercício como tratamento/prevenção:

Os músculos exercem uma função muito importante sobre os ossos através das forças mecânicas impostas ao mesmo, durante o exercício físico. Estes actuam controlando e contribuindo para a normalidade do tecido ósseo.

A aplicação de cargas quando persistente, pode até modificar a forma do osso, em função da sua actuação nos mecanismos de remodelação ósseos. O exercício físico resistido como musculação, a ginástica localizada, a actividade cardiovascular é especialmente indicado porque contribuem para a remodelação óssea, e proporcionam um ganho de massa e potência muscular promovendo um melhor suporte ósseo, coordenação motora, actuando como um importante mecanismo de prevenção de quedas.

Sem comentários:

Enviar um comentário